Reciclagem é um termo utilizado para conceituar a reutilização de materiais que em um ciclo tradicional de produção seriam descartados, agredindo o meio ambiente, porém, são reaproveitados para a geração de um novo produto.
Tanto os negócios quanto o meio ambiente podem ganhar quando a reciclagem é implementada. A indústria, principalmente a civil, é uma das maiores geradoras de resíduos.
A reciclagem surgiu para atender a uma demanda da sociedade por maior preservação do meio ambiente.
As vantagens de reciclar são inúmeras. A indústria, por exemplo, derrete o alumínio reciclado para a fabricação de novos materiais.
Outro benefício é a quantidade de empregos gerados para catadores, trabalhadores informais e empresas do ramo de reciclagem.
E na outra ponta, o meio ambiente sofre menos com a exploração de recursos naturais. Consequentemente, isso resulta em sua melhor regeneração, minimização dos efeitos climáticos e melhor qualidade de vida para a população.
O alumínio é 100% reciclável, em número ilimitado de vezes. Quando reciclado, são economizados 95% da energia que foi necessária para produzi-lo da primeira vez. Por isso, é de vital importância à reciclagem para que não haja a degradação da natureza e os recursos naturais sejam preservados.
Atualmente a obtenção do alumínio parte da mineração da bauxita e segue para as etapas posteriores de refinaria e redução. O processo de extração deste minério provoca intenso impacto do solo e dos corpos hídricos.
Uma das vantagens mais importantes do alumínio é o fato de poder ser transformado com facilidade. O alumínio pode ser laminado em qualquer espessura. O metal pode ser também, forjado ou impactado e arames de alumínio transformam-se em cabos condutores.
Ele possui inúmeras aplicações como na fabricação de panelas, portas, janelas, peças de carro, equipamentos eletrônicos, latas de bebidas (refrigerante, cerveja, suco, energético), embalagens de desodorante aerossol, e entre outros.
As latas de alumínio são usadas em larga escala pelas indústrias. Caso estas latinhas não sejam recicladas, seus prováveis destinos de descarte será os aterros sanitários, rios e terrenos. Como elas levam 200 anos para se decompor no solo, a poluição gerada por elas é imensa, com grandes prejuízos ambientais.
A sua participação é importante para a preservação do meio ambiente.
Se recicle! Você que consome ou comercializa bebidas em lata, como refrigerante, suco, cerveja e energético, pode começar a nos vender seus resíduos.
Aqui na SeRecicle, o nosso parceiro também ganha!